Como lidar com o Luto?

Seja pela morte de uma pessoa ou de um relacionamento…Quando nos deparamos com a morte, temos a tendência a querer explicações lógicas, entendimento. Mas a morte não tem explicação, é apenas o fim da vida. Eu gosto de pensar que a morte foi o melhor caminho. É fácil pensar desta forma quando nos referimos a uma pessoa, que veio a falecer, e está em um lugar melhor. Mas quando estamos falando de relacionamento, isso é doloroso e cruel. Pois, relacionamento é como uma planta, precisamos cuidar, dar água, sol, adubo, e se fazemos qualquer dessas coisas a mais ou a menos, ela vai a adoecer e a irá a óbito.

As vezes até parece cruel, que o excesso de “amor”, pode levar um relacionamento a óbito; Mas nós somos assim, devemos buscar sempre entender, como o outro recebe o amor, e como ele demostra o amor.
No livro “As 5 linguagens do amor” o autor Gary Chapman, fala exatamente isso que nós recebemos e demostramos amor, de formas diferente, (Mas isso vai ser assunto pra outro post, vou fazer uma resenha sobre esse livro que eu adoro!).
Não estou querendo dizer que o luto é derivado da sua falta de amor. As vezes não entendo pq os relacionamentos acabam.

Uma vez me disseram que o relacionamento acaba, pois no início nos esforçamos muito, para fazer o outro feliz, e com o passar do tempo, isso deixa de ter a mesma importancia.

Infelizmente, isso é a realidade, quando iniciamos um relacionamento tudo o que mais queremos é estar com aquela pessoa, dar bom dia, boa tarde, boa noite, mas com o passar dos dias, meses, nos esquecemos do quanto nos esforçamos para conquistá-la e vamos parando, parando de nos importar, parando de ligar, simplesmente parando…

E como lidar com tamanha dor e sofrimento? Sempre precisamos nos agarrar em algo, só assim pra conseguirmos sair daquele buraco que parece que nunca terá fim, algumas pessoas se agarram em novos amores, outras na religião, até mesmo no trabalho…

Não digo que está errado, mas acho que devemos curtir aquele momento de luto, chorar, gritar, ficar ali quietinho um tempo, (Se você está nesta fase, aconselho você a ler meu texto… Sim, você vai sair dessa. ) e enfim quando levantar, fazer valer a pena tudo o que passamos, lembrar dos momentos bons que vivemos ao lado daquela pessoa, e de todas as experiencias que tiramos daquilo, sendo elas boas ou ruins.

Não digo que devemos esquecer de tudo que passamos ou fazer de conta que nada aconteceu, para tentar superar a dor.. Mas devemos sim, tirar o melhor proveito de toda essa situação. E seguir a nossa vida com as lembranças, de que amanhã será um novo dia, com novas oportunidades!

68 comentários sobre “Como lidar com o Luto?

  1. Quanto ao luto de perda de alguém querido, dói demais! Sofremos mas temos que entender que é o curso da vida….quanto ao luto pelo fim de um amor, é fato que NINGUÉM morre de amor! O sofrimento é inevitável, mas viver no fundo do poço é opcional! Texto excelente….bem reflexivo! Ah, faz a resenha do livro sim! É excelente!

    Curtir

  2. Luto e sempre um momento dificil pelo qual optariamos por nunca passarmos por ele, mesmo sabendo que devemos continuar e sempre uma parte de nos que se perde ao longo deste caminha chamado vida. Muito legal seu texto e ajuda muita as pessoas superarem o momento. Beijos

    Curtir

  3. Olá, tudo bem?

    A morte para mim, sempre foi um assunto muito difícil, eu realmente tenho muito medo da morte, do que vem depois. E se depois do fim, só existir realmente um fim?! Concordo com esta ideia de que o relacionamento acaba, pois que depois de certo tempo paramos de nos comportar como antigamente, simplesmente entramos em uma rotina sem fim e tudo esfria. Adorei o post!

    Beijos!

    Curtir

  4. O tempo de luto existe, mas não deve ser eterno. Nós seres humanos temos tendência a não aprender com o lado bom das coisas, e também de ficar se culpado por tudo que dá errado. Eu aprendi que tudo na vida é um aprendizado e que independente do que aconteça tudo vai dar certo! A vida fica muito mais leve quando pensamos assim.. Adorei seu texto, parabéns!

    Curtir

  5. Eu tenho um sério problema com luto exatamente pq não fico de luto rs não consigo me imaginar nessa situação, talvez pq nunca tenha passado por situações que me levassem ao luto, mas concordo quando vc diz que a pessoa que passa por isso precisa passar realmente por essa fase. Vejo algumas pessoas fugindo do luto e o resultado é pior

    Curtir

  6. Infelizmente precisamos de um por que para tudo na vida. E as vezes, a resposta, é simplesmente, porque sim. É díficil de entender e de saber como agir, mas como disseste é a lei natural da vida…

    Curtir

  7. Vou falar por mim: quando um relacionamento acaba, gosto de pensar na abundância. Sempre haverá um próximo e melhor, e procuro ocupar a vida com várias coisas. Inclusive, quando criei meu blog eu estava sofrendo um “luto”.
    Acho que a sociedade tende a culpabilizar a mulher. A mulher deve sempre “insistir” na relação, se deu errado foi porque a mulher fez algo demais ou de menos. É cansativo demais!
    Na parte do luto por morte, não posso opiniar pois nunca sofri assim. Fica aqui o meu abraço.

    Curtir

    1. Nossa.. adorei seu comentário.. Acho que muitas de nós tem a tendência de se culpar, pelo relacionamento não ter dado certo.
      Algo até imposto a muitas décadas em nossa sociedade… Tento tirar algo bom do luto tbm.. 😘

      Curtir

  8. Eu ainda não sei como lidar com o luto. Por enquanto tenho ainda as pessoas que mais amo ao meu lado :~
    Eu espero que estas pessoas que eu amo ainda possam viver por muito e muitos anos para que possa continuar com o afeto delas ❤

    Curtir

Deixe um comentário

